GACC oficializa projeto “O Amor é Contagioso” no HU
Foi com muita satisfação que na tarde de hoje (19), a equipe do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) oficializou o Projeto “O Amor é Contagioso” no Hospital Universitário (HU), que visa a interação de voluntários da casa de apoio com as crianças com câncer, no intuito de levar alegria e carinho aos pequeninos que tem o espaço da Brinquedoteca da ala pediátrica, para desenvolverem atividades e recreações.
A Coordenadora de Projetos e do Voluntariado, Graziele Monteiro, explicou que o projeto teve iniciou dia 22 de setembro, mas que só foi oficializado hoje (19 de outubro).
Graziele Ressaltou ainda que o projeto acontece de terça-feira à sexta, e que a cada dia tem a participação de dois voluntários que acompanham, motivam e apoiam os pacientes dentro da Brinquedoteca, para que eles ponham em prática suas atividades lúdicas e recreativas realizadas, além de minimizar as mudanças que acontecem no cotidiano da criança durante o seu tratamento.
O psicólogo pediátrico Jakson Cerqueira Gama que já está exercendo suas atividades há um ano no hospital, ressaltou que assim que soube da proposta de o GACC participar dessa maneira foi espetacular, pois enquanto psicólogo sabe que por lei todo Hospital tem que ter um espaço para as crianças na ala da pediatria, para devolver saúde para a criança.
“Saúde não é só a ausência de doença, saúde pela lei mundial é bio, psico, sócio, espiritual. Então a parte psicológica também tem a ver com o estado de melhora de uma enfermidade ou não. A qualidade de vida passa por aí. Então devolve-se para a criança a vontade de brincar e ser criança novamente, pois a atividade principal da criança é esta. Quando eu soube que voluntários do GACC viriam para cá, gostei muito porque assim vai somar ao meu trabalho. Poderei dar uma assistência maior a alguns casos que preciso acompanhar há mais tempo. E o GACC vai poder dar suporte às crianças que estão só em antibiótico terapia, esperando o tempo nesse processo prolongado. Então essa parceria é super válida e bastante louvável”, enfatizou Jakson.
A escritora e contadora de histórias infantis, Telma Costa, do grupo “Prosarte” foi ao HU junto com o GACC para cantar com as crianças, conduzindo-as a momentos lúdicos com os voluntários e mães, que acompanham seus filhos na ala pediátrica.
Telma declarou que já participa voluntariamente com seu trabalho há nove anos no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e é voluntária em creches e casas de apoio também, com o objetivo de levar mensagem positiva às crianças. “O mais interessante é que a criança se diverte, recebe a mensagem e os pais também. Muitas vezes eles abraçam a gente e agradecem, e ao interagir, saem do sofrimento junto com os filhos, entrando no mundo da magia e é o que mais compensa a gente, num momento como esse”.
A mãe de uma acolhida do GACC que está no HU, Cristiane dos Santos, disse que é maravilhoso o trabalho que a instituição faz pelas crianças. “Vejo a felicidade da minha filha, depois que eu conheci o GACC a minha vida mudou, a vida da minha filha também, virei outra mulher. Tenho mais responsabilidade e tenho amor pela minha filha, que antes eu não tinha. O GACC está de parabéns, eu amo o GACC pois lá, aprendo a ser um ser humano melhor”.
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP