Para fechar o Outubro Rosa com chave de ouro, mês de campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o jornalismo do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), realizou entrevista com a assistente social da instituição, Ana Elisa Alves de Jesus sobre o trabalho essencial de apoio dos profissionais da área ao paciente com câncer.
No intuito de massificar informações, ressalta-se que o serviço social visa garantir a socialização das informações quanto aos direitos sociais que permitem o acesso a bens e serviços de políticas públicas, privadas, não governamentais e programas sociais.
Confira o bate-papo esclarecedor com Ana Elisa Alves de Jesus, profissional com vasta experiência em atendimento oncológico e com mais de seis anos de GACC/SE. Vale a leitura!
1) De que forma o assistente social pode auxiliar na vida de uma paciente com câncer?
O trabalho do assistente social em pacientes com câncer envolve a identificação e a avaliação das necessidades dos pacientes e suas famílias, além de fornecer informações sobre recursos e serviços disponíveis.
Ana Elisa Alves 1: O assistente social faz um acolhimento onde busca entender o contexto social do paciente e da família e faz as devidas orientações e encaminhamentos aos serviços de direito, que vão desde a solicitação de transporte no atendimento à saúde, BPC - Loas*, acesso à equipe multidisciplinar de psicologia, odontologia, nutrição, entre outros, essenciais para o tratamento adequado da doença.
*O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência (BPC - Loas) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo.
2) Qual a importância e como é feito o acompanhamento do assistente social após diagnóstico do câncer?
Ana Elisa Alves 2: O assistente social acompanha as necessidades constantes dos pacientes, buscando caminhos que tragam resolutividade às problemáticas encontradas, objetivando sempre a continuidade do tratamento adequado.
3) Qual o trabalho do assistente social realizado no GACC/SE?
Ana Elisa Alves 3: O trabalho desenvolvido pelo assistente social no GACC/SE conta com o acolhimento, análise do contexto social (renda financeira, estado de saúde, educação, algum tipo de deficiência, etc), acompanhamento nos projetos sociais da Organização da Sociedade Civil (OSC), encaminhamento para transporte no atendimento à saúde, orientação para passe livre, orientação para retirada de documentos pessoais, apoio ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD), encaminhamento aos serviços de psicologia e odontologia, visitas domiciliar e hospitalar, acompanhamento de estagiários e beneficiários da justiça, e outras demandas que surgem.
4) Em 24/10, o GACC/SE celebrou 24 anos de história. O que representa isso para você?
Ana Elisa Alves 4: O GACC/SE é uma instituição que me apresentou um novo olhar sobre a vida, sobre a extrema importância dos cuidados com a saúde. Nele, entendo que o nosso papel é muito maior, mais amplo, que estamos aqui para servir e sermos anjos na vida de alguém. É uma instituição que nos traz grandes desafios por ter que conviver com uma doença tão séria e grave, onde ficamos lado a lado da vida e morte. Tenho muita gratidão a Deus pela oportunidade de conviver neste local, onde me faz mais forte e melhor todos os dias.
5) Acrescente o que desejar: conselhos, incentivos…
Ana Elisa Alves 5: Todas as pessoas deveriam ser empáticas, porém sabemos que muitas das vezes só buscamos ajudar ao próximo quando estamos passando pela situação. Não espere que isso aconteça para ajudar o próximo. Temos missões na vida, algumas delas demoramos a entender ou mesmo descobrir. A missão de ajudar o outro já está intrínseca em nosso eu, precisamos apenas despertá-la e aguçá-la. Ajude ao próximo, seja de qualquer forma que você escolher. Deus sempre estará observando tudo que faz com o coração e a vida lhe trará belos retornos.
Por Tíffany Tavares (Ascom GACC/SE)
Fotos: Everton Marques
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP