Página Inicial GACC representa Sergipe no 10º Congresso TJCC em SP

Notícias

GACC representa Sergipe no 10º Congresso TJCC em SP

Evento discutiu com especialistas perspectivas e soluções para a oncologia no Brasil

De volta a Aracaju, membros do Grupo de Apoio à Crianças com Câncer de Sergipe (GACC/SE) retornaram satisfeitos de São Paulo, após participação no 10º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), que aconteceu de 26/9 a 28/9, realizado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

O GACC/SE representou o estado de sergipano no maior congresso de oncologia do Brasil e vem se tornando cada vez mais referência no acolhimento de crianças e adolescentes com câncer de Sergipe, pelo qual vem sendo pontuadas pautas relevantes sobre a oncologia no estado e no Brasil. 

“Vimos realizando o advocacy participando de grupos que atuam na área e defendem a nossa causa oncológica no país, com profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, gestores órgãos estaduais e municipais, grandes organizações, empresas privadas que dão o suporte e se preocupam também com a situação do câncer infantojuvenil em Sergipe”, destacou o gerente de relações institucionais do GACC/SE Fred Gomes.

O diretor da Abrale Fábio Fedozzi, também líder do Movimento TJCC, destacou a importância da parceria do GACC/SE no evento. “Temos mais de 300 membros em todo o país. E o GACC/SE é participante desde o início, contribuindo de maneira relevante para a atenção oncológica em nosso país. Siga nosso site e redes sociais, tanto da Abrale, como do Grupo sergipano e veja como você pode ajudar na melhoria de assistência a pacientes com câncer”, pontuou.

O médico oncologista Fernando Maluf que participou do 10º Congresso TJCC enalteceu a atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSC), nos estados brasileiros, a exemplo do GACC/SE.

“A grande razão de um evento desse é trazer mais realidade para os problemas, não só falar dos gargalos, mas quais são as soluções, ter o olhar do paciente, e por meio desse contexto, conduzimos quais são as medidas para melhorar a vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos com câncer. Eu parabenizo o GACC/SE, pois é um trabalho em conjunto, de associações como vocês, juntamente com pacientes e médicos envolvidos na causa. Só podemos resolver parcialmente os problemas, se houver o envolvimento de todos nessa cadeia da oncologia no país”, argumentou Maluf.

Entre os temas de destaque do 10º Congresso, o diagnóstico precoce, que para 38% dos profissionais de saúde do Brasil, continua sendo a principal estratégia para a prevenção de óbitos por câncer. É o que indica uma pesquisa inédita realizada pelo movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) em parceria com o Observatório de Oncologia.

Ainda segundo o estudo, para 29% dos entrevistados, a promoção da alimentação saudável, atividade física e manutenção do peso corporal são medidas importantes. Esses itens são fundamentais para afastar os fatores de risco, como sedentarismo, dieta rica em ultraprocessados e obesidade. Outros 23% acreditam que a maior taxação de produtos nocivos à saúde também é uma ferramenta interessante.

Os resultados do levantamento foram apresentados pela médica sanitarista Catherine Moura, CEO da Abrale e líder do TJCC, na abertura do 10º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, em discussão com especialistas e autoridades em saúde pública, sobre “os desafios para o tratamento do câncer no país e as perspectivas para as próximas décadas”. 

Participam do congresso, profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, acadêmicos, representantes e gestores de unidades hospitalares, Organizações da Sociedade Civil (OSC) de todo o país e cerca de 200 palestrantes, entre docentes, pacientes e autoridades.

Por Tíffany Tavares (Ascom GACC/SE)

publicidade
Banner CBG
prêmios