Nos dias 3 e 4/7, representantes do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) estiveram presentes no Festival ABCR 2023 - maior conferência de captação de recursos da América Latina - realizado em São Paulo, pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos.
Representando o GACC/SE, a gerente geral, Ulla Ribeiro, a gerente de projetos e captação de recursos, Regimari Dias e a analista de captação de recursos, Sineide Gomes participaram de um dos maiores eventos do mundo sobre o tema, que nesta edição de 2023, contou com mais de 50 palestras sobre cinco eixos temáticos, além de mentorias e expositores.
“Participamos de três sessões. Falamos sobre nossa experiência, desafios e resultados do Movimento Doa Sergipe, ligado ao Dia de Doar, juntamente com outras instituições. Como uma das coordenadoras do GT de Desenvolvimento Institucional, participamos de uma mesa com o Instituto Renner, sobre Bazares Sociais e na oportunidade, falamos de nossa experiência do Bazar GACC/SE, com mais de 15 anos, que é uma fonte de sustentabilidade e de geração de receita. As empresas estão com o olhar cada vez mais voltado para organizações que geram receitas através de bazares. Existe a promoção desses institutos, que aportam recursos, investem na capacitação, profissionalização de bazaress, para que gerem receita recorrente, além de envolver a prática de sustentabilidade, reciclagem e moda circular”, explicou a gerente geral da instituição social, Ulla Ribeiro, que também é membro da ABCR.
A representante do GACC/SE ministrou palestra com o tema “Título de Filantropia Premiável: Não Há Ônus Sem Bônus?” e expôs sobre a experiência do case da instituição não-governamental, junto a um título de capitalização durante cinco anos. “Foi um troca valiosa, mas ressalto que é preciso compreender que não é somente a renda do título, e sim alertar as organizações que para operacionalizar o título, é fundamental ter assessoria contábil e jurídica alinhadas com a equipe técnica da organização, para que a aplicação dessas receitas tenham a finalidade socioassistencial, de saúde ou de educação e que as instituições não corram o risco de ter o indeferimento do Cebas*, que é o ônus maior quando se faz uma filantropia premiável”, detalhou Ulla.
Ulla Ribeiro ressalta o valor da participação do GACC/SE em mais um ano no Festival da ABCR, com o objetivo de capacitar os profissionais da instituição. “Nos preocupamos em aprender cada vez mais com captadores de recursos de todo o Brasil, o network é fundamental. Sem dúvidas colheremos os frutos em nosso trabalho, trazendo o que é tendência na captação, nos relacionamentos das empresas, nas demandas na visão das empresas organizadas e preparadas para gerenciar investimentos, prestar contas, com o maior impacto positivo de todos: atender às causas sociais. No nosso caso é oferecer tratamento de qualidade e humanizado a crianças e adolescentes com câncer, além de estreitar as relações de estratégias com o público, com o setor privado e com a sociedade civil”, finalizou.
*A Certificação CEBAS é um dos documentos exigidos pela Receita Federal, para que a entidade sem fins lucrativos usufrua de isenções e contribuições sociais. Ela também possibilita a realização de convênios e parcerias com o poder público.
Sobre a ABCR
Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), fundada em 1999, é uma associação civil sem fins lucrativos, que atua pela promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor e pelo desenvolvimento da captação de recursos das organizações da sociedade civil. Atualmente nossa rede de associados é composta por mais de 400 membros em quase todos os Estados do país. Desenvolve ações e projetos na área de Conhecimento (Captamos), Advocacy (Marco Bancário da Doação e Nota Fiscal Paulista) e Desenvolvimento Profissional (Cursos e o Festival).
Por Tíffany Tavares (Ascom GACC/SE)
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP