Página Inicial “Violência Doméstica” é tema do Projeto Encontros do GACC/SE

Notícias

“Violência Doméstica” é tema do Projeto Encontros do GACC/SE

Aconteceu na tarde do dia 14/2, mais uma edição do Projeto Encontros, realizado pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), com objetivo de levar informação à sociedade.

Com o tema “Violência Doméstica”, o evento teve como convidada, a advogada e ativista pelos direitos das mulheres, Valdilene Martins, que palestrou para 50 mães  responsáveis por crianças e adolescentes acolhidos pelo GACC/SE.

O evento aconteceu no auditório da PGE sob a coordenação dos profissionais do GACC/SE, a assistente social Ana Elisa Alves de Jesus e o psicólogo Andrei S. Ribeira de Albuquerque, que esclareceu sobre a importância do projeto e do tema repleto de preconceitos. 

O psicólogo exemplificou uma situação corriqueira no GACC/SE, de mães que abandonam o trabalho, para cuidar do(a) filho(a) com câncer. “Pontualmente vemos um pai fazer isso, é raro e a grande maioria dos casos é a mãe. É imprescindível que ela se informe sobre seus direitos e lute por eles”, ressaltou.

“Nossa intenção é levar conhecimento e informação e desta vez, Dra. Valdilene tratou sobre a violência doméstica não apenas sob o aspecto legal, mas também sob o aspecto cultural. É necessário cessar a visão machista e patriarcal do comportamento do homem e da mulher. Não que eles sejam iguais, mas do ponto de vista dos direitos, muita coisa precisa ser revista e aplicada de forma democrática”, pontuou Andrei.

A ativista pelos direitos das mulheres, Valdilene Martins, destacou a importância de se refletir sobre os conceitos culturalmente enraizados na sociedade. “As mulheres se casam para ser mãe dos maridos. Quando dizemos para respeitar e amar na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza, não é só para a mulher. É para o homem também. Não podemos generalizar, mas quando a mulher adoece, analise se os homens permanecem. Infelizmente, muitos não enfrentam as dificuldades com ela”, finalizou a ativista.

Por Tíffany Tavares - Assessoria de Comunicação GACC/SE

Fotos: Evertton Marques

publicidade
Banner CBG
prêmios