Em 15/2 é lembrado como o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, doença que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2023 serão diagnosticados 704 mil novos casos da doença no Brasil.
A data tem como o objetivo conscientizar a sociedade sobre o câncer em crianças e adolescentes e levar conhecimento sobre sintomas, diagnóstico para oferecer aos pacientes oncológicos, a melhor forma de tratamento.
O câncer infantojuvenil é um problema de saúde pública, por isso a conscientização da comunidade, poderes públicos e entidades é fundamental para o combate à doença, que diferentemente dos adultos, a doença não tem fatores de risco ou formas de prevenção, sendo o diagnóstico precoce e o tratamento especializado em centros adequados, a forma de combate à doença.
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/SE) atualmente presta assistência social e de saúde a 101 crianças e adolescentes. É preciso destacar a importância de instituições que acolhem pacientes oncológicos, da avaliação de sintomas, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, o que é um direito de todos.
Resiliência e vitória
A mãe Ana Clécia Castro Silva conta a história de seu filho Theo, 3 anos, que foi diagnosticado com câncer no fígado em 2022. Em 2021, ela notou manchas vermelhas na perna da criança, que passou por vários exames e não fechavam o diagnóstico, acontecido apenas no ano seguinte.
“Fomos acolhidos pelo GACC/SE, atendidos pelo oncopediatra Dr. Venâncio e uma equipe multidisciplinar da instituição que nos orienta, acalma e incentiva. De lá até meses atrás, a luta foi árdua. Fizemos várias sessões de quimioterapia, viajamos para São Paulo para fazer a cirurgia de retirada da metade do fígado do Theo. Deu tudo certo. Retornamos, terminamos as sessões e hoje o Theo está no controle da doença. Graças a Deus vencemos! É muito difícil uma mãe receber a notícia que seu filho está com câncer. Por meio dos sintomas e sinais, procuramos o médico e começamos o tratamento a tempo. Temos que observar muito nossos filhos”, ressalta Ana Clécia.
Sintomas
O câncer em adultos está ligado ao envelhecimento, ao tabagismo, ao consumo de álcool, entre outros riscos de exposição, já o câncer na infância não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida. Por esse motivo, é muito importante o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento. Atenção a alguns sinais e sintomas, como:
– Perda de peso contínua e inexplicável;
– Dores de cabeça com vômito de manhã;
– Aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações;
– Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local;
– Desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão;
– Febres recorrentes não causadas por infecções;
– Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos;
– Palidez perceptível ou cansaço prolongado.
Fique atento!
Por Tíffany Tavares - Assessoria de Comunicação GACC/SE
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP