O GACC Sergipe segue ampliando as ações do Projeto Estrela Guia, iniciativa voltada à conscientização e à capacitação de profissionais para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
A equipe do projeto, formada pela enfermeira e coordenadora do GACC Saúde, Noélia Andrade; pela pediatra Áquila Talita; e pela gerente de projetos do GACC, Mary Dias, esteve nos municípios de Boquim e Nossa Senhora do Socorro realizando capacitações com profissionais da rede de saúde.
Durante os encontros, foram compartilhadas informações sobre os principais sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, reforçando a importância de reconhecer possíveis alterações e encaminhar rapidamente os casos que precisam de investigação.
No câncer infantojuvenil, o tempo é um aliado importante. Quanto mais cedo acontece a suspeita e o encaminhamento adequado, maiores são as possibilidades de um diagnóstico oportuno e de início do tratamento.
Com o Projeto Estrela Guia, o GACC Sergipe leva conhecimento para além de sua sede e fortalece a rede de atenção à saúde nos municípios. A proposta é fazer da informação uma ferramenta capaz de encurtar caminhos entre os primeiros sinais da doença e o atendimento especializado.
Projeto Estrela Guia: conhecimento que ajuda a salvar vidas.
